Depoimento de Mauricio S. Dieter (Prof. da USP) sobre cursos do ICPC

Advogados e estudantes vocacionados para as Ciências Criminais, considerem o seguinte:

a) Problema
Existem 1266 cursos de Direito no Brasil, produzindo quase cem mil novos bacharéis/ano. Sem algum diferencial, preferencialmente construído desde a graduação, qual a perspectiva de trabalho para um recém-formado?
Gostaria de sugerir respostas tanto para os que já encerraram seu primeiro ciclo universitário quanto para os que ainda estão em formação.

b) Resposta para os já graduados (válida para Curitiba e Rio de Janeiro)
Para os já graduados, uma boa ideia é cursar a Especialização em Direito Penal e Criminologia oferecida pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC) em Curitiba e no Rio de Janeiro, sob coordenação do Prof. Dr. Juarez Cirino dos Santos.
Esse é o único Curso de Pós-Graduação (em sentido amplo) que recomendo com entusiasmo, sem qualquer ressalva, pelos seguintes motivos.
Primeiro, porque tem identidade (não é aquele balaio de docentes e temas reunidos de maneira frouxa e convidados conforme a afinidade; pelo contrário, tem uma espinha dorsal bem definida, vinculada a teoria crítica de matriz radical).
Segundo, os professores do Curso são extraordinários (a ponto de a afirmação “o melhor quadro docente do Brasil” ultrapassar, no caso, seu mais ordinário uso, meramente retórico, de propaganda).
Terceiro, o rigor técnico das aulas; aqui se aprende a mais refinada dogmática penal de maneira ortodoxa, acompanhada das devidas atualizações teóricas, sem atalhos ou pomposas novidades tão apelativas quanto vazias de conteúdo, como é preciso ser em uma especialização de verdade (isto é, que realmente forma especialistas). E, no que se refere à Criminologia, provavelmente apresenta o melhor currículo integral, incluindo-se aí a programação à disposição nas mais conceituadas pós-graduações em sentido estrito (mestrado e doutorado).
Quarto, muitos dos meus mais brilhantes colegas e boa parte dos melhores criminalistas da nova geração (≤30) passaram pelo Instituto. Em especial, entre os que seguiram carreira acadêmica, os mais antigos já estão todos em posições consolidadas, ao passo que os mais novos avançam por mestrados e doutorados por todo o Brasil – e exterior (lembrando que o curso forma turmas de maneira ininterrupta há 14 anos).
Quinto, o ambiente é absolutamente fraterno e próximo, sem a assepsia melancólica dos cursos meramente comerciais. Um curso para adultos, enfim, que realmente querem (porque sabem que precisam) evoluir no campo que escolheram para trabalhar e que dispensam os floreios dos que precisam superar, pela forma, o conteúdo (ou sua falta).
Para quem pode vir a Curitiba nas sextas à noite e sábados pela manhã, informações do curso por aqui.
http://icpc.org.br/curso/

Para os que tem o privilégio de passar segundas e terças pela manhã na mais linda cidade do mundo, informações no link abaixo.
http://www.fesudeperj.org.br/pos_icpc.php

c) Resposta para os que ainda estão na graduação (válido para diversas cidades, especialmente São Paulo e Curitiba)
O Laboratório de Ciências Criminais do IBCCrim é um curso de aprimoramento que dura um ano e que atende à crescente demanda por verticalização tématica já durante a graduação. Oferecido em diversas cidades – quero, na oportunidade, destacar o excelente curso que será ministrado em Curitiba em 2018, sob coordenação de Jacson Zilio e Ricardo Krug – é uma excelente oportunidade para aprofundar a formação em Direito Penal, Processual Penal, notadamente a partir do estudo de casos, além de complementar alguns pontos do currículo em Criminologia. O Laboratório exige pelo menos um ano de curso e pequeno processo seletivo.
Para informações sobre o Laboratório em Curitiba, com excelente programação em 2018, mais informações em
https://www.facebook.com/events/409082049504902/
Para informações sobre o Laboratório em todas as cidades onde é oferecido:
https://www.ibccrim.org.br/eventos_tipo_evento/2-Laboratorio

A imagem pode conter: 1 pessoaNenhum texto alternativo automático disponível.

Criado por Cirino em 20/02/2018

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *